quarta-feira, 10 de maio de 2017

Monossacarídeos


O que são, principais tipos e funções, carboidratos



Frutas: ricas em frutose (monossacarídeo)




O que são 


Os monossacarídeos são carboidratos simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. Estes compostos orgãnicos,portanto, são carboidratos polimerizados. A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 6 átomos de carbono. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano.


Principais monossacarídeos:


- Frutose: presente na maioria das frutas e também no mel. Sua principal função é fornecer energia para o corpo humano.


- Glicose: Também possui função energética. Encontrado também no mel e nas frutas.


- Galactose: presente na lactose (açúcar do leite). Fornece energia para o corpo humano.


- Ribose: compoem a estrutura do RNA (ácido ribonucleico).



DISSACARIDEOS 

Dissacarídeos, dissacáridos ou dissacarídios são cadeias orgânicas constituídas por duas unidades de monossacarídeos unidos por uma ligação glicosídica.[1] A variação entre as unidades de monossacarídeos garante a existência de um grande sortimento de dissacarídeos sintetizados pelos seres vivos.


Estrutura da sacarose, um dissacarídeo.

Quando dois monossacarídeos se unem para formar um dissacarídeo, uma molécula de água é perdida (conhecida comoSíntese por Desidratação), mas, quando duas moléculas menores combinam-se para formar uma molécula maior em uma reação de síntese por condensação,uma molécula de água é formada e removida.

Os dissacarídeos mais conhecidos são: a sacarose (na figura), dímero de glucopiranose e frutofuranose, comum em plantas, sendo explorado de forma comercial principalmente a partir da cana-da-índa (Saccharum officinarum); a maltose, dímero de glucopiranoses, encontrada de forma notável em todo o reino vegetal; a lactose, dímero de glucopiranose e galactopiranose, abundante no leite; e a trealose, dímero de glucopiranoses ligadas de forma não redutora, principal forma de transporte de energia dos insetos.

Durante o processo digestivo, os dissacarídeos, assim como os polissacarídeos, têm suas ligações glicosídicas quebradas (através da hidrólise) a fim de se obter monossacarídeos passivos de absorção pelo indivíduo. A hidrólise pode ser caracterizada como química (através da ação de ácidos ou bases) ou enzimática, sendo neste caso as enzimas responsáveis pela quebra da ligação.

Como exemplo de hidrólise, a molécula de sacarose é hidrolisada a glicose e frutose:

Sacarose + H2O → glicose + frutose






Polissacarídeo

Polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. São polímeros naturais. Por exemplo, a celulose é um polímero da glicose:

n glicose → Celulose + (n-1) H2O

Os polissacarídeos são então macromoléculas formados pela união de muitos monossacarídeos. Estes compostos apresentam uma massa molecular muito elevada que depende do número de unidades de monossacarídeos que se unem. Podem ser hidrolisados em polissacarídeos menores, assim como em dissacarídeos ou monossacarídeos mediante a ação de determinadas enzimas.

Nos organismos, os polissacarídeos são classificados em dois grupos dependendo da função biológica que cumprem:

polissacarídeos de reserva energética: a molécula provedora de energia para os seres vivos é principalmente a glicose (monossacarídeo). Quando esta não participa do metabolismo energético, é armazenada na forma de um polissacarídeo que nas plantas é conhecido como amido, nos animais e nos fungos como glicogênio.polissacarídeos estruturais: estes carboidratos participam na formação de estruturas orgânicas, estando entre os mais importantes a celulose, que participa na estrutura de sustentação dos vegetais.

Os polissacarídeos apresentam fórmula geral:

-[ Cx(H2O)y) ] n -

onde y geralmente é igual a x-1. Se dividem em: amido, celulose e glicogênio. Amido – É obtido somente pela ingestão de vegetais. Glicogênio - Não é formado pelo fígado Celulose - Ajuda na estrutura da parede celular.

terça-feira, 9 de maio de 2017

O que são Lipídios:

Funções e Tipos


Os lipídios ou gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em certas substâncias orgânicas, tais como álcool, éter e acetona. Também chamados lípidos ou lipídeos, essas biomoléculas são compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio.

Tipos de Lipídios e Exemplos

Carotenoides

São pigmentos alaranjados presentes nas células de todas as plantas que participam na fotossíntese, junto com a clorofila, tendo papel acessório. A cenoura, por exemplo, é uma excelente fonte de caroteno e ao ser ingerida por um animal essa substância é precursora da vitamina A, fundamental para a boa visão.

Ceras

Presentes nas superfícies das folhas de plantas e do corpo de alguns insetos, as ceras de abelhas e mesmo aquela que há dentro do ouvido humano são outros exemplos desse tipo de lipídeo altamente insolúvel, que evita a perda de água por transpiração. São constituídas por uma molécula de álcool (diferente do glicerol) e 1 ou mais ácidos graxos.

Fosfolipídios

São os principais componentes das membranas das células, é um glicerídeo (um glicerol unido a ácidos graxos) combinado com um fosfato.

Glicerídios

Podem ter de 1 a 3 ácidos graxos unidos a uma molécula de glicerol (um álcool, com 3 carbonos unidos a hidroxilas-OH). O exemplo mais conhecido é o triglicerídeo, que é composto por três moléculas de ácidos graxos.

Representação da estrutura da molécula de colesterol e do triglicerídio.

Esteroides

São compostos por 4 anéis de carbonos interligados, unidos a hidroxilas, oxigênio e cadeias carbônicas. Os hormônios sexuais masculinos (testosterona) e femininos (progesterona e estrogênio), entre outros hormônios, e o colesterol são exemplos de esteroides.

Esquema representando a estrutura das lipoproteínas HDL e LDL.

As moléculas de colesterol associam-se às proteínas sanguíneas (apoproteínas), formando as lipoproteínas HDL ou LDL, que são responsáveis pelo transporte dos esteroides. As LDL carregam o colesterol, que se for consumido em excesso se acumula no sangue, já as HDL retiram o excesso de colesterol do sangue e levam até o fígado, onde será metabolizado. Por fazer esse papel de "limpeza" as HDL são chamadas de bom colesterol.

Funções

Os lipídios são uma importante reserva de energia, que é utilizada em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais. Nos animais as células gordurosas formam uma camada que atua como isolante térmico, sendo fundamental para animais que vivem em climas frios.

Os óleos vegetais extraídos de sementes, como as de soja, de girassol, de canola e de milho contém ácidos graxos essenciais, que são usados na síntese de moléculas orgânicas e das membranas celulares. Esses lipídios essenciais também auxiliam a absorção das vitaminas A,D,E e K que são lipossolúveis e se dissolvem nos óleos. Como essas moléculas não são produzidas no corpo humano é importante o consumo desses óleos na alimentação.

Estrutura

Os lipídios são ésteres, isso quer dizer que são compostos por uma molécula de ácido (ácido graxo) e uma de álcool (glicerol ou outro).

São insolúveis em água porque suas moléculas são apolares, ou seja, não têm carga elétrica e por esse motivo não possuem afinidade pelas moléculas polares da água.







Conjuntivite

O que é conjuntivite? A conjuntivite é uma doença ocular que causa inflamação da conjuntiva e na esclera (parte branca do olho), uma me...