Envoltórios das Células: Membrana Plasmática e Parede Celular, Resumo
Acredita-se que que essas estruturas que delimitam as células tenham sido uma de suas primeiras características, afinal como vimos na Hipótese da Evolução Gradual dos Sistemas Químicos, o fato de ter uma separação com o meio externo é que mais aproxima os coacervados das células e serve como evidência para a teoria.
A membrana plasmática é o envoltório presente tanto em animais como em plantas. Formada por moléculas de fosfoslipídios d proteínas, ela também reveste o núcleo dos eucariontes e as organelas membranosas. Por conta de sua composição, ela é semipermeável, o que significa que permite a passagem de solvente mas dificulta a passagem de soluto.
.Essa passagem ocorre dando do lado externo para o interno quanto do interno para o externo. Partículas pequenas passam livremente enquanto as maiores têm sua passagem dificultada e até mesmo barrada.
Já a parede celular envolve apenas as células de plantas, alguns fungos, procariontes e protistas. Localizada na região externa à membrana plasmática, ela é constituida basicamente por peptidoglicano, celulose, sílica ou quitina. O tipo mais conhecido é o das plantas, formado por celulose.
.A parede celular é permeável e muito resistente. No caso das plantas, pode sofrer impregnações e modificações que geralmente diminuem a permeabilidade e aumentam a resistencia, dando origem à tecidos e produtos que nós usamos no dia a dia. Os principais processos são: suberificação e impregnação por lignina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário