Transgênicos:
O que são os Transgênicos:
Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.
Com o avanço da engenharia genética, surgiu a possibilidade de alterar o DNA de alguns seres vivos com o intuito de potencializar ou criar determinadas características que seriam inviáveis de serem produzidas pela natureza.
A modificação genética pode incluir diferentes tipos de técnicas, como a manipulação do DNA recombinante de diferentes espécies, fusão celular, hibridizações e etc.
Transgene e Trangênico
Muitas pessoas confundem estes dois termos e consideram sinônimos. Mas, mesmo estando relacionados, ambos possuem significados distintos.
Transgene se refere ao material genético extraído de determinado ser vivo e que é introduzido em outro.
Transgênico, por sua vez, se refere ao organismo que foi geneticamente modificado.
Alimentos transgênicos
O termo “transgênico” é popularmente associado aos alimentos produzidos a partir da agricultura, como vegetais, frutas e etc.
A principal finalidade da criação de alimentos transgênicos é desenvolver produtos com melhor qualidade e resistência, visando principalmente o lucro dos produtores.
Inúmeras são as possibilidades de manipulação genética na agricultura, criando desde plantas mais resistentes às pragas até alimentos mais ricos em determinados tipos de vitaminas.
Vantagens e desvantagens
A produção de produtos transgênicos, principalmente para o consumo humano, é alvo de intenso debate entre os defensores da manipulação genética e aqueles que criticam esta prática (como o Greenpeace, por exemplo), acusando-a de ser nociva à saúde.
Confira quais são os principais prós e contras dos alimentos transgênicos:
Vantagens
- Podem evitar ou prevenir o risco de pragas e doenças nas plantações;
- Aumento da produtividade e rendimentos das colheitas;
- Podem ser mais resistentes aos agrotóxicos;
- Produção de alimentos enriquecidos com mais proteínas e vitaminas específicas;
- Retirar características que podem ser nocivas para as pessoas (por exemplo: retirar a lactose presente no leite, para as pessoas que são alérgicas a este componente).
Desvantagens
- Desencadeamento de novos tipos de alergias, devido as diferentes proteínas criadas a partir da manipulação genética;
- Podem criar efeitos inesperados no produto, ou seja, os efeitos podem ser imprevisíveis;
- Podem ser produzidas substâncias tóxicas, quando há uma perda no controle da manipulação dos transgênicos;
- As alterações genéticas podem provocar sérios desequilíbrios ecológicos, afetando a cadeia alimentar de determinado ecossistema;
- Diminuição da biodiversidade.
Transgênicos no Brasil
No Brasil, de acordo com a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), todos os produtos transgênicos devem ser identificados, para que os consumidores saibam que o alimento que estão a consumir é geneticamente modificado.
Outra regra é a aprovação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) antes da produção e comercialização de determinado produto transgênico para a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário